27 de março de 2015

OPINIÃO - Liga Europa e renovação do elenco devem ser as prioridades no Borussia Dortmund



A eliminação prematura na Champions League e a temporada abaixo do esperado na bundesliga fazem com que o Borussia Dortmund chegue ao final de março já preocupado com a próxima temporada. Com uma chance remota de chegar entre os 4 primeiros do campeonato alemão, buscar uma vaga na Liga Europa é o grande objetivo de Reus, Aubameyang, Hummels e companhia.

A campanha no segundo turno é boa. Com 5 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota, o BVB somou 18 pontos, mais do que os 15 do primeiro turno, pior momento do clube na temporada e nos últimos anos. A partida contra o Bayern dia 4, no Signal Iduna Park, é decisiva. Uma vitória pode fazer o time de Klopp ficar somente dois pontos distante da zona de classificação para a Liga Europa.
Uma temporada longe das competições europeias pode ser muito prejudicial para o Dortmund. Além do prejuízo econômico, a dificuldade em atrair reforços de qualidade tende a crescer muito caso o clube tenha apenas a Copa da Alemanha e a Bundesliga para disputar.



É justamente aí que entra a importância de alcançar a vaga. O BVB precisa de uma renovação no grupo para a próxima temporada. A aposentadoria de Kehl já é o primeiro passo para esta mudança, já que o capitão é o símbolo do passado no momento atual do clube. Mas a mudança precisa ser maior que isso. Jogadores como Grosskreutz, Milos Jojic, Oliver Kirch, Henrikh Mkhitaryan e Adrián Ramos precisam sair. Ao longo da temporada, eles produziram muito pouco e uma permanência não se justifica.

As voltas de Leitner e Hofmann já são o primeiro sopro de mudança no Dortmund. Mas ele precisa ser ainda maior. E para isso ocorrer sem que a perda de qualidade seja grande, a classificação para a Liga Europa é de suma importância.

Texto por: João Pedro Zettermann

Template Designed by Mastemplate Published By Kaizen Template and edited by Edgar Araújo