17 de abril de 2015

Títulos, lágrimas e honra: o emocionante adeus de Klopp


Sete anos depois, chega ao fim a passagem de Jürgen Klopp pelo Borussia Dortmund. A coletiva que marcou o anúncio da saída do técnico foi anunciada às pressas, logo após uma reunião com a diretoria aurinegra, e comoveu torcedores e até mesmo jornalistas.

Entre 2008 e agora, Klopp construiu a figura de um ídolo com todos os fatores necessários para sua consolidação: carisma, conquistas, a convicção de quem não teme ser chamado de teimoso e honestidade até mesmo para admitir que é hora de sair. Arrancou lágrimas de Watzke na coletiva do adeus, e garanto que fará isso de novo no dia da despedida em definitivo. Um técnico que ganhou muitos títulos, mas que se consolidou mesmo pelo ser humano que é.

Poderia gastar muitas linhas falando sobre essa figura fantástica que o futebol nos apresentou, mas prefiro reproduzir na íntegra a sensacional coletiva dada pelo técnico ao lado de Watzke e Zorc. Uma coisa ficou muito clara: não vamos encontrar outro Klopp tão cedo.

"Vínhamos conversando com Jürgen nos últimos dias. No final da temporada nossa parceria chega ao fim. É uma notícia difícil para todos nós. Temos uma relação especial e foi uma decisão muito difícil de ser tomada", disse Watze, com a voz trêmula e deixando escapar alguma lágrima. Emocionado, completou: "Klopp, você será sempre lembrado neste clube".

Aí então começou o espetáculo de Klopp com as palavras: "Disse ao longo dos anos que eu não era o melhor técnico do mundo, e continuo dizendo isso. Não é comum no futebol uma história durar sete anos. Ninguém deve ser culpado pela minha saída, nem os jogadores, nem a torcida, nem qualquer outra pessoa. Eu ainda nem tive tempo de falar com o time sobre a minha decisão, farei isso depois dessa coletiva."

"Ninguém precisa agradecer a mim. Foi um conto de fadas. Todos os lados investiram muito. Eu sempre vou torcer por esse clube extraordinário. Sempre me perguntei se seria o momento certo de sair, mas nunca consegui responder com um sim."

"Sempre foi importante para mim preparar o caminho para um sucessor quando eu percebo que sou o problema. E esse é o caso de agora. A pressão sobre o meu trabalho tem crescido e não posso deixar que essa pressão chegue ao clube. Vocês nem imaginam como é difícil deixar para trás um projeto brilhante como esse. O clube merece ser treinado por alguém que esteja 100% confiante que é a pessoa certa para exercer a função"

Klopp deixa o BVB como o técnico que permaneceu no comando por mais tempo na história do clube


"Nessa etapa, quando estamos começando o planejamento para a próxima temporada, algumas coisas devem estar claras. E quando não estou contente com o meu trabalho, não tenho como pensar nisso. Isso não diz respeito ao meu futuro, mas ao que está acontecendo aqui agora. Nunca houve qualquer problema entre eu e o clube, e nunca vai ter. Só penso na próxima temporada, e penso que o Borussia Dortmund precisa mudar"

"Não estou cansado, não tenho planos de tirar um ano sabático, mas também não tenho nada acertado com qualquer outra equipe. Isso não quer dizer também que eu esteja abandonando o clube. Já reservei três cadeiras pra próxima temporada."

"Escolhi anunciar essa decisão agora porque nos últimos anos alguns jogadores decidiram muito tarde e ninguém soube como reagir. Meu último desejo é que a gente termine a temporada na posição mais alta possível e possa completar o ciclo no topo com o título da Pokal."

Nessa triste despedida, as palavras do próprio Jürgen Klopp valem mais do que qualquer comentário exaltado de torcedor, ou mesmo análise ponderada do que foi feito. A nós resta apenas dizer uma coisa: obrigado, professor.

O substituto preferido da diretoria e mais cogitado na imprensa alemã é Thomas Tuchel, que faz bom trabalho no Mainz 05. Nas últimas semanas chegou a estar muito próximo de ser anunciado pelo Hamburgo, mas desistiu do cargo nessa segunda-feira e ajudou a aumentar os rumores de que esteja vindo para o Dortmund. Aguardamos os próximos capítulos.

Retirado do site espnfc.com.br em 17/04 às 11:20

Template Designed by Mastemplate Published By Kaizen Template and edited by Edgar Araújo