11 de março de 2015

Ainda há chances de uma vaga na Champions League para o Borussia Dortmund?


A grande questão que atualmente preocupa a torcida auri-negra não é o rebaixamento: a grande maioria está convencida de que deste vexame o Borussia Dortmund vai escapar. O que se pergunta mesmo é se o time auri-negro vai conseguir uma vaga pelo menos para disputar os playoffs da Champions League da próxima temporada. Para tanto, o time comandado por Jürgen Klopp precisará chegar em quarto lugar ao final do atual campeonato. Neste momento a equipe está em 10º lugar e 10 pontos separam o Dortmund da almejada vaga. Além dos pontos, o Borussia vai precisar incrementar o seu saldo de gols que no momento é “0”, enquanto que o do Leverkusen é de +11. Não parece ser uma tarefa tão difícil, mas na realidade é.

Explico: nos últimos três anos, desde que a Alemanha passou a ter o direito a quatro vagas na Champions (três diretas e uma para os playoffs), a quantidade de pontos necessária no campeonato nacional para chegar neste posto na tabela foi, em média, de 59 pontos. Se não, vejamos:

2011/2012 – 60 pontos (Bayer Leverkusen)
2012/2013 – 55 pontos (Schalke 04)
2013/2014 – 61 pontos. (Borussia M’Gladbach)

Somando-se tudo e dividindo-se por três, chega-se à média de 59 pontos. Se esta conta for correta, o Borussia vai precisar vencer todos os seus próximos 10 compromissos para alcançar esta meta, já que atualmente está com 29 pontos. Na melhor das hipóteses (conseguir a vaga com apenas 55 pontos, como aconteceu em 2012/2013 com o Schalke 04), os auri-negros ainda assim precisariam de 26 pontos nos 10 jogos restantes, o equivalente a 8 vitórias e 2 empates ou 9 vitórias e apenas 1 derrota.

Venhamos e convenhamos não será uma tarefa tão simples como parece, muito pelo contrário. É certo que aqui está se falando apenas de números, outros fatores poderão e deverão influenciar estas contas, como por exemplo, o desempenho irregular de times como Borussia M’Gladbach, Bayer Leverkusen e Schalke 04, o que poderá reduzir o índice numérico acima mencionado, facilitando um pouco a vida auri-negra, especialmente se a equipe mantiver a regularidade e evitar derrapadas na curva como aconteceu contra o Hamburgo (0 x 0) no último fim de semana. No fim das contas, os dois pontos perdidos contra o Hamburgo poderão fazer muita falta.

Retirado do site bundesliga.com.br em 10/03 às 13:56

Template Designed by Mastemplate Published By Kaizen Template and edited by Edgar Araújo