27 de abril de 2015

Tuchel, o novo técnico do Borussia Dortmund

Getty Images

No dia 1º de julho de 2015 começa uma nova era no Borussia Dortmund. Após sete temporadas com Jürgen Klopp no comando, o também alemão Thomas Tuchel assumirá a equipe. A notícia que já circulava na mídia alemã nos últimos dias foi confirmada pelo Borussia; o contrato do novo técnico vai até 2018. Quem é Thomas Tuchel e o que esperar dele?


Jornais alemães dizem que Tuchel foi a segunda opção da diretoria, que queria Lucien Favre (Borussia Mönchengladbach) para a vaga de Klopp. Indicado pelo atual treinador aurinegro, Thomas Tuchel tem uma fama e tanto para tentar confirmar, agora no comando de um grande time: por muito tempo foi chamado de “Novo Guardiola”, mas tem muito mais em comum mesmo com Jürgen Klopp.


Trajetória. Reza a lenda que, em 2008, o Hamburgo enviou três de seus diretores para Mainz e teve uma reunião com Klopp em seu apartamento. Interessados em contratar o treinador, enviaram olheiros, que voltaram com más notícias em seu relatório: um dia chegou atrasado ao treino, no outro vestia uma calça jeans furada. O relato reclamava também do estilo largado do treinador: "barba muito mal feita".


A final dessa história é que o Hamburgo queria um técnico com disciplina, e não um maluco cheio de manias - e ideias. Uma semana depois, Klopp foi anunciado pelo Borussia Dortmund. Dessa vez o Hamburgo também estava negociando com Tuchel até poucas semanas atrás. Coincidência ou não, assim que os rumores da saída de Klopp aumentaram, Tuchel – que chegou a estar muito próximo de aceitar a proposta – disse não ao HSV (parece que desta vez eles aprenderam a lição e queriam muito um maluco no comando). Agora acerta com o BVB e deixa o clube do norte alemão novamente muito frustrado.


Personalidade. Tuchel é mais agitado do que Klopp. É bem verdade que já vimos o atual técnico gritar muito com árbitros e auxiliares, mas o estilo do novo comandante deve ser sentido principalmente pelos jogadores. Você pode observar isso nestes dois vídeos (não é preciso falar alemão para entender a proporção do esporro): o primeiro,
 dele irritado com a displicência dos jogadores em um treino de movimentação, e o segundo, num verdadeiro surto após uma finalização ruim em um treino coletivo.


Mais incisivo e com uma postura mais firme do que Klopp, Tuchel não deve significar um grande choque na maneira de conduzir o ambiente - mas parece ser a figura certa para promover as mudanças necessárias.


Getty Images

Estilo de jogo. O time com Tuchel deve seguir ofensivo, mas nesse ponto existem as maiores diferenças entre ele e Klopp. Ao contrário do esquema tático único que o Dortmund tem agora, o novo técnico se caracterizou no Mainz 05 justamente por ter pelo menos três esquemas táticos distintos, e que eram utilizados com frequência, de acordo com o adversário. O 4-2-3-1 pode permanecer, mas o 4-3-2-1 e o 4-1-4-1 também surgem como grandes alternativas.


Klopp sempre foi relutante no uso dos jogadores da base. Sob seu comando foram revelados alguns bons talentos, isso é fato, mas, de um modo geral, se acostumou a preterir os mais jovens. Tuchel lapidou André Schürrle, Polanski, Ujah, e montou o Mainz sempre com jogadores jovens e destaques ou da base do clube, ou de divisões inferiores da Bundesliga. Pode representar uma grande chance para Dudziak, Maruoka, Harder, ou até mesmo Leitner e Jonas Hofmann.


Tuchel passou por um ano sabático após deixar o Mainz ao final da temporada 2013/2014 e agora aceita um grande desafio. A missão de substituir Klopp traz consigo uma grande pressão e um bônus de responsabilidade, que é a necessidade de reconstruir o Borussia. Tomara que tenha a competência e sorte necessárias para recolocar o BVB no caminho certo.


Retirado do site espnfc.espn.uol.com.br em 04/03 às 13:30

Template Designed by Mastemplate Published By Kaizen Template and edited by Edgar Araújo